terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ovos enriquecidos com ômega-3



   Os ovos naturalmente, são excelente fonte de vitaminas e particularmente das vitaminas A, D, E, K, B1, B2, B12 e ácido fólico. Por serem lipossolúveis, as vitaminas A, D, E, K são depositadas na gema. Já as vitaminas B1 e B12, hidrossolúveis são encontradas no albúmen. A gema do ovo é também rica fonte de fósforo (P) e ferro (Fe) disponíveis.
    Estratégias nutricionais têm sido exploradas na formulação da dieta das aves, modificando-se a composição de lipídios, aumentando o conteúdo em vitaminas e minerais e melhorando o valor nutricional dos ovos, tornando-os enriquecido em nutrientes específicos.
       Hoje nos mercados, ovos enriquecidos com vitaminas ou com ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) são opções disponíveis ao consumidor. Exemplos são os ovos enriquecidos com ômega-3, oriundos de aves recebendo dieta rica em fontes de ácidos graxos PUFA ômega-3: óleos de peixe (marinhos de regiões frias), óleo de linhaça, entre outros.
      Os PUFA ômega-3 atuam em diversos processos fisiológicos como por exemplo a regulação dos níveis de lipídios na circulação sanguínea, função cardiovascular e imunitária, sobre o desenvolvimento neurológico e função do sistema visual, (JUMP, 2002).Deficiências em PUFA ômega-3 têm sido associadas à perda de memória e diminuição da função cognitiva.
       Manipulando-se a dieta das aves através das suplementação de certos ingredientes ou adição de premixes vitamínicos, obtém-se ovos enriquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário