quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Formação do ovo (anatomia do sistema reprodutivo da galinha)

OVIDUTO (órgão reprodutivo feminino das aves)
       O ovo é formado no oviduto das aves (figura à direita), que corresponde ao órgão reprodutivo feminino das aves.
    O oviduto é subdivido em seis compartimentos: infundíbulo, magno, istmo, útero, vagina e cloaca. Cada compartimento é responsável por uma função no processo de formação do ovo.
      O infundíbulo é a porção do oviduto aglandular, possui forma de um "funil" seguido por uma região tubular, tem única e exclusiva função de captar o óvulo (gema) formado no ovário. Seu interior possui um sistema de vilosidades que permite o "transporte" do óvulo para seu interior. O óvulo permanece em torno de cinco minutos no infundíbulo.
     O magno é a porção do oviduto responsável pela síntese e secreção (ao redor do óvulo) do albúmen (clara). Nesta porção o óvulo permanece em torno de três horas.
    No istmo são formadas todas as membranas que se localizam entre a casca do ovo e o albúmen, esse processo demora aproximadamente uma hora e quinze minutos.
      O útero é a porção responsável pelo complexo processo da formação da casca do ovo, devido essa complexidade o ovo em formação permanece vinte horas no interior do útero, totalizando 24 a 25 horas de formação de ovo.
     Da vagina é secretada a cutícula, substância que recobre a casca do ovo no momento da ovoposição, essa substância protege o ovo da contaminação de possíveis agentes contaminantes em sua passagem pela cloaca, órgão ovopositor que apenas permite a passagem do ovo para o meio externo.
     

4 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como que a galinha consegue fazer coco com um ovo no meio do caminho, ué curiosidade O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem simples André... A cloaca que é como se fosse o ânus da galinha é dividido em três partes! Urodeo, cropodeo, proctodeo, onde cada um tem sua funçao, um é responsável pela saída do ovo, outro pela saída de fezes e urina e o outro órgão sexual... Dessa forma ela sim consegue defecar e urinar com o ovo la na porta da cloaca :D espero ter ajudado...

      Excluir
    2. É bem simples André... A cloaca que é como se fosse o ânus da galinha é dividido em três partes! Urodeo, cropodeo, proctodeo, onde cada um tem sua funçao, um é responsável pela saída do ovo, outro pela saída de fezes e urina e o outro órgão sexual... Dessa forma ela sim consegue defecar e urinar com o ovo la na porta da cloaca :D espero ter ajudado...

      Excluir
  2. Gostaria de saber a explicação para quando o ovo vem com mais de uma gema

    ResponderExcluir